sexta-feira, 22 de julho de 2011

"O Estado não irá tolerar que a igreja mande na sociedade"

O Brasil deveria se atentar à isso

Foi recentemente publicado o relatório Cloyne, que descreve o padrão de abuso infantil e a resistência da igreja católica em corrigir esses problemas na Irlanda.

Um parte importante do relatório é que um dos argumentos de defesa da igreja é que os casos de pedofilia eram antigos, e produto da sociedade libertina dos anos 60 e dos anos 70. No entanto, no relatório os registos de casos estendem-se até aos anos 90.

As criticas no relatório vão desde o Vaticano até às dioceses locais, e acusa esta instituição de não reportar às autoridades casos de abuso, mantendo as vitimas, queixas e registos sob a alçada da igreja, permitindo assim que os abusos continuassem.

O Vaticano, repetidamente, avisou as dioceses locais que “relatar os casos as autoridades seculares era proibido por desrespeitar a lei canónica.” Felizmente, a maré continua a mudar. O Primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny saiu a terreiro para criticar a igreja.

O Sr. Kenny disse no Parlamento Irlandês que o relatório Cloyne mostrava bem “a disfunção, isolamento e elitismo que domina a cultura do Vaticano actualmente.”

“A violação e tortura de crianças foi banalizada, ou gerida, de forma a manter a primazia da instituição que procura poder, status e reputação.” (…) “A Irlanda é uma república de leis, de direitos e responsabilidades, de ordem cívica, onde a delinquência e arrogância de uma versão particular de moralidade não mais será tolerada ou ignorada. (…) O Cardeal Josef Ratzinger diz que “os padrões da conduta apropriada na sociedade civil e o funcionamento da democracia não podem ser puramente e simplesmente aplicados à Igreja”. Como Primeiro-ministro, eu quero fazer totalmente claro que, no que se trata de protecção de crianças, o Estado não irá tolerar o que a Igreja acha como sendo a conduta correcta a optar, uma vez que as ideias desta instituição não se aplicam numa democracia e sociedade civil.”

Ver aqui.

É obrigatório ler (ou ouvir) a declaração do Sr. Kenny! Histórico.Bravo ao Sr Kenny, ainda mais um católico praticante, de ter a coragem de explicar as coisas como elas são, e mostrar qual deve ser o lugar da religião na sociedade.

Fonte: Portal Ateu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aberta à críticas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...