quarta-feira, 27 de abril de 2011

Proposta de amor libertário

Proposta de amor libertário > Em 1976, o psicoterapeuta e escritor Roberto Freire tomou como base a letra da música de O Seu Amor, de Gilberto Gil, para a discussão da sua proposta de amor libertário. "O seu amor/ame-o e deixe-o livre para amar/O seu amor/ ame-o e deixe-o ir aonde quiser/ O seu amor/ame-o e deixe-o brincar/ame-o e deixe-o correr/ ame-o e deixe-o cansar/ame-o e deixe-o dormir em paz/O seu amor/ame-o e deixe-o ser o que ele é".

Na música de Gil, é ressaltada a ideia de que o verdadeiro ato de amor é o que garante a quem amamos a liberdade de amar, além e apesar de nós e de nosso amor. Ele acredita que apesar de muita gente considerar que essa ideologia amorosa é pura utopia, quase todos sonham com essa possibilidade. 

“Pessoalmente é tudo o que desejo: o meu amor, além de amá-lo apenas do jeito que gosto, deixo-o livre para amar do jeito que gosta, até mesmo além e apesar de mim. Procuro pessoas que também amam assim. Tem sido difícil, mas acabo sempre por encontrá-las. É fascinante, assustador, maravilhoso, doloroso, prazeroso, novo, imprevisível, incontrolável, rico, maluco, romântico, caótico, aventureiro.”, afirma Freire, um dos pensadores mais libertários que já existiu neste país.

Trecho do livro Na Cabeceira da Cama, de Regina Navarro Lins


Fonte TwitLonger

4 comentários:

  1. Essa devia ser a verdadeira proposta do amor, o problema é a possessividade que todo mundo tem. Deixar seu amor livre, pra ele vir descançar nos seus braços quando se cansar. Isso é gostoso.

    ResponderExcluir
  2. "A liberdade do outro estende a minha ao infinito"

    o problema está em amar mais a posse da outra pessoa do que a própria pessoa...amar como pessoas livres isso sim é um ato de amor verdadeiro, deixar as pessoas serem o que são e o que querem ser...viva ao amor livre

    ResponderExcluir
  3. Para mim, o problema está em querer estender ao outro
    um desejo e uma postura pessoal como uma verdade superior.

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo amar o outro sem montar o casal, o duplo.. Porém é tão difícil encontrar alguém que não embaralhe a minha escolha com palavras falsas, com propostas vazias. É tão sufocante me relacionar com alguém que me satura de expectativas sem saber que isso só trará frustrações.

    ResponderExcluir

Aberta à críticas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...