segunda-feira, 3 de maio de 2010

Garotas rebeladas


Lembrei-me esta semana que, há dois anos conheci um conjunto de ideais e atitudes que mudaram, sem dúvida alguma, a minha vida: O RioT GrrrL.
Pois é, aos 14 anos conheci a banda – ABORTO ELÉTRICO – que (através de um longo caminho) me levou a paixão pela “filosofia” punk. E, durante dois anos de busca e aprendizagem EU MESMA (não estaria sendo sincera se dissesse a sociedade) ainda me prendia a moralidades impostas sem qualquer argumento útil e que não me levavam a direção alguma, até ser “salva” pelo RioT GrrrL.
Movimento surgido nos anos 90, dentro da contracultura punk, o que carrega em sua trajetória o mérito por ser, possivelmente, o único movimento musical em busca da independência de gênero. Bandas como o Bikini Kill, Babes In Toyland e, no Brasil, Bulimia gritavam, não apenas em nome de defesa, mas também de ataque e, não só contra homens, também em contra-ataque às próprias que mulheres, que, em sua maioria, são mais tradicionalista (em um sentido pejorativo) e machista que muitos homens.Foi o prato de comida perfeito pra quem há anos passou fome (esta é melhor forma que eu consigo descrever).
“Mulheres são boazinhas e ingênuas por natureza. E que, mulher pra entrar no mundo da musical tem que pra algum cara que tenha banda. Ou, a nossa revolta refere-se apenas a falta de homem”, entre outros comentários sem fundamentos que rodavam na época, e ainda, estão presentes em todos os cantos até os dias de hoje foram dizimados por aquelas mulheres e muitas outras que acreditavam junto com elas que lavar pratos é profissão e não nunca condição.
Pesquisem vocês também (homem ou mulher) sobre o movimento, quem sabe seja tão bom pra vocês quanto foi/é pra mim.

6 comentários:

  1. parabéns>
    adorei o post
    é isso ai o Riot Grrrl sempre presente.
    e passar adiante.

    ResponderExcluir
  2. Bikini kill, contracultura, riot Grrrl
    quantas coisa que eu gosto em um texto só.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida alguma o Riot GrrrL muda vidas
    mudou a minha tbm

    ResponderExcluir
  4. Para homens e mulheres.

    Yeah!

    ResponderExcluir
  5. WE CAN DO IT!!!!meninas tbm fazem barulho,meninas tocam punk rock sim!não somos inferiores,a igualdade é a nossa bandeira!
    mulheres comportadas raramente fazem revolução!!

    ResponderExcluir
  6. Mulheres comportadas raramente fazm revolução[2]

    ResponderExcluir

Aberta à críticas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...